ENSINO

Reuniões de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação

No início do ano de 2020 as reuniões semanais ocorreram em todas as quartas-feiras do mês, das 11:10h às 13:10h, presencialmente. Devido a pandemia por Covid-19, os dias foram sendo alternados, e a partir de junho até o momento fixou-se o dia de sexta-feira das 13:00h às 15:00h, sendo desenvolvida remotamente por meio da plataforma de comunicação Teams. Em relação aos resultados dessa ação semanal, constatamos que ocorreu a tomada de consciência, por parte dos petianos (bolsistas e tutora) e professoras colaboradoras do grupo PET, a respeito das exigências implícitas no planejamento, execução e avaliação, de modo que o grupo passou a dominar melhor o que é fundamental nos diferentes contextos de atuação profissional e de produção do conhecimento.

Oficina "Semana dos Calouros"

A Semana do Calouro do Curso de Educação Física aconteceu na primeira semana de aula do ano de 2020 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O grupo PET Educação Física planejou e organizou antecipadamente dois momentos para acolher os calouros: um teórico com a apresentação do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e outro prático com a realização de uma oficina, que consistia em uma Corrida de Orientação. Dessa forma os objetivos foram: aproximar os calouros com o tema das práticas corporais de aventura, familiariza-los com as dependência do Departamento de Educação Física (DEF) e o Centro de Educação Física e Desporto (CED), apresentar o Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e promover a interação e socialização com os veteranos.

Com relação aos ganhos dessa ação, os calouros em suas devolutivas online afirmaram que esta foi uma atividade organizada e que estimulou o trabalho cognitivo, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a competição saudável. Para os petianos através do planejamento e execução da oficina, foi possível aprender e aprimorar os saberes sobre o Esporte Orientação bem como adaptar a prática ao espaço e materiais disponíveis juntamente ás condições climáticas, puderam também compreender os objetivos da prática e aliar aos objetivos da oficina. 


Oficina "Recursos tecnológicos- Canva e Powtoon"

A oficina foi realizada no dia 09 de junho de 2020, pela plataforma Zoom, foi ministrada pelas petianas Eduarda S. Nunes e Gabriela Adriele Pereira, aos demais petianos e professores. A idealização da oficina surgiu através de novas demandas devido a pandemia do COVID 19, os trabalhos remotos surgiram como uma das possibilidades, dentre essas, a produção de vídeos didáticos. Os integrantes do grupo PET- Educação Física identificaram então a necessidade de inteirar-se com ferramentas que pudessem auxiliar na elaboração dessa nova demanda. Para tal as petianas elaboraram um roteiro de explicação das duas plataformas- Canva e Powtoon- apresentando seus recursos e suas possibilidades.

Na devolutiva dos participantes ficou nítido como a oficina terá um aproveitamento para o grupo, visto que abrange ferramentas que podem ser utilizadas nesse momento em que estamos vivendo e futuramente como um recurso pedagógico, foi constatado que os participantes descobriram novas possibilidades, tiveram o interesse mobilizado, adquiriram novos conhecimentos e demonstraram criatividade. 


Oficina "Esporte Orientação-uma proposta prática para todos"

A oficina foi desenvolvida em dois encontros pela professora da Rede Municipal, Denise Luz, nos dias 14/08/2020 e 21/08/2020, especialmente para os acadêmicos e professores do grupo PET - Educação Física. O esporte Orientação foi uma prática inicialmente militarista, porém, com o passar do tempo foi ganhando adeptos civis, a prova tem como característica escolher e seguir um percurso em terreno desconhecido com o auxilio de um mapa e uma bússola no menor tempo possível (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO, 2020). Após ser analisado o potencial dessa modalidade surgiu então a ideia de procurarmos um especialista para apresentar ou ampliar os saberes da Orientação e suas possibilidades. Visto a situação excepcional por conta da pandemia do vírus do Covid-19, a oficina foi ministrada de maneira remota.

Como forma de colocar em prática os saberes compartilhados pela professora Denise, os participantes foram convidados a elaborarem uma atividade voltada para os idosos do Projeto Sem Fronteiras (PSF) pensando nos espaços e materiais disponíveis e dentro da temática do Esporte Orientação, algumas dúvidas surgiram, porém, foram sanadas e esclarecidas pela professora. Por fim, a oficina cumpriu com seus objetivos, pois todos os participantes conseguiram elaborar a atividade proposta e acreditam que a mesma agregou conhecimentos em sua formação, bem como em suas devolutivas online ficou explícito como a oficina teve utilidade para o grupo já que esta deu base para pensar em intervenções com os dois grupos de atuação extensionista, os idosos e as crianças, articulado á temática do projeto.

Referências: CONFEDERAÇÂO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO (CBO). Regras para competições de orientação pedestre, 2020. Disponível em:https://www.cbo.org.br/assets/gerenciador/CBO/Regras/1%20-%20Regras/02.%20Regras%20de%20Orienta%C3%A7%C3%A3o%20Pedestre%202020.pdf


Oficina "Trajetos e trajetórias- organização da prática educativa do Parkour"

Teve como ministrante a professora da rede municipal de Curitiba, Déborah de Paula, e praticante do Parkour. A demanda dessa oficina surgiu para ampliar os saberes dessa prática corporal. Como a oficina foi ministrada de forma remota, foi solicitado aos membros do grupo PET que ressignificassem o espaço residencial com elementos do Parkour. A tarefa foi realiza e logo após comentada pela professora ministrante. Resultando em uma nova perspectiva da modalidade, tanto em espaços residenciais, como também foi observado que essas práticas podem ser aplicadas tanto na escola como no projeto para idosos. (PSF). Atingindo a proposta inicial da oficina. 

Palestra "Autismo e as práticas corporais de aventura na natureza"

A palestra sobre "Autismo e as práticas corporais de aventura na natureza", teve por palestrante a profª Evelyn Sabadim, a mesma ocorreu no dia 29 de maio de 2020. Este evento foi desenvolvido via plataforma Zoom, para os acadêmicos e professores envolvidos no grupo PET - Educação Física. Esta palestra teve por objetivo abordar conhecimentos e saberes sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA) e acerca de orientações para a prática pedagógica junto a crianças, jovens e adultos com TEA, visto que temos cada vez mais o contato, mais particularmente na escola, com estudantes autistas. A partir dos indicadores nas avaliações mostram que a palestra apresentou um conteúdo pouco citado no curso de Educação Física da UFPR, e ao mesmo tempo, esclareceu muitas dúvidas sobre o assunto, o que favoreceu a maior confiança para o trabalho pedagógico com este grupo social.

Palestra "PET Educação Física e as práticas corporais de aventura: uma conversa sobre o montanhismo"

Teve como palestrante o professor Daniel Nogarolli, e adepto ao Montanhismo. O Objetivo dessa palestra foi conscientizar sobre os riscos e cuidados da prática. Essa palestra foi planeja e elaborada para que fosse transmitida no Youtube, de forma aberta para o público. No final da roda de conversa foi sorteado um livro sobre montanhismo chamado "As montanhas do Marumbi" do autor Nelson Luiz Penteado Alves, vulgo Farofa. E também uma ESCALADA GUIADA, oferecida pelo convidado, que inclui caminhada em montanha, escalada técnica em vias acessíveis e caminhada até o cume, com fornecimento de todos os equipamentos de escalada, porém devido ao cenário o qual estamos enfrentando só será possível realizar após o período da pandemia do COVID19.  

Curso "Micro aventuras e as práticas corporais de aventura"

Foi desenvolvido e ministrado pelo prof.º Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel, utilizando a metodologia de ''aula invertida'', com duração de 12 horas, na plataforma microsoft teams, com participação especial do professor Dr. Humberto de Deus, criador do termo "Práticas Corporais de Aventura na natureza".

O curso foi desenvolvido exclusivamente para o grupo PET Educação Física e para as professoras tutoras e colaboradoras. O objetivo do curso foi agregar ainda mais os conhecimentos acerca da temática do PET, para este fim, o palestrante realizou um levantamento dos textos já estudados pelo grupo, e a partir disto, introduziu o modelo de aula invertida, método de ensino ativo onde o aluno tem o papel mais proeminente e atua como protagonista, assim, os participantes realizaram a leitura de textos acadêmicos fornecidos pelo palestrante antes dos encontros.

Estudos debatidos: Microaventuras; Educação do Lazer; Biografia do movimento; Dimensões: procedimental, conceitual e atitudinal; Gestão dos riscos; Aventura na velhice; Integração biossocial.

Ao fim do curso foi elaborada uma avaliação pela plataforma Google Forms, e como resultado da avaliação, os participantes apontaram que o curso foi muito proveitoso pois trata diretamente da temática do PET Educação Física, e por ter ampliado a visão sob as práticas de aventura, tema pouco abordado na grade curricular do curso, como apontou um dos participantes. Por fim, vale ressaltar a satisfação dos participantes com a metodologia de aula invertida adotada pelo Prof Giuliano.


INTERPET

Todo mês ocorre reuniões do InterPET, com objetivos de realizar de atividades que sejam de interesse dos grupos do PET da UFPR e o levantamento de dificuldades e soluções para os problemas enfrentados pelos grupos. Os petianos do grupo se dividiram em duplas para participar mensalmente das reuniões. 

© 2021 Programa de Educação Tutorial- PET Educação Física
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora